Pergunta

O que provoca a hipertensão arterial? Quais os mecanismos eficazes de combate? Quais as consequências na vida prática e no longo prazo?

Resposta

Trata-se dum desajuste entre o volume de sangue e a capacidade do sistema vascular para o conter. Pode surgir de muitas maneiras (excesso de água e sais minerais, excesso de contracção dos vasos sanguíneos ou coração - por motivo nervoso, hormonal ou outro). Em muitos casos, que estão em aumento, a hipertensão arterial associa-se a outros fenómenos como a obesidade, aumento das gorduras no sangue, resistência à acção da insulina ou até diabetes, etc., num conjunto que chamamos de Síndrome Metabólico. Este, e portanto a hipertensão que se lhe associa, está relacionado com o estilo de vida e pode ser prevenido pelas opções de vida saudável: dieta moderada e equilibrada, exercício físico, vida descontraída e sem stress, bem estar psíquico.
Quando há hipertensão arterial deve-se tratá-la, pois a sua manutenção agride o sistema cardiovascular, criando-se um ciclo vicioso que poderá levar a acidentes cardiovasculares.